14.7.12

Osteoporose ataca mais as mulheres na pós-menopausa. Saiba como criar uma “poupança” contra a doença!



Meninas, a osteoporose é um assunto em pauta novamente. Isso porque o Brasil acaba de abrigar um Congresso Médico sobre a doença que divulgou o resultado de uma pesquisa realizada em 14 países da América Latina, incluindo o Brasil.
Realizada pela IOF (International Osteoporosis Foundation), a pesquisa prevê que a incidência de fraturas de quadril no Brasil crescerá 32% até 2050. O número é um tanto quanto assustador, não é mesmo?
O dado leva em conta o aumento da expectativa de vida da população. Em geral, a osteoporose, que causa o enfraquecimento dos ossos, atinge os idosos – especialmente mulheres pós-menopausa.
Hoje, estima-se que ocorram mais de 121 mil fraturas do tipo por ano no país. Segundo o texto, a doença já atinge uma em cada três mulheres com mais de 50 anos.
As projeções servem como um aviso para as autoridades de saúde do país, já que as fraturas de quadril são uma grande causa de debilidade e morte precoce em idosos.
Isso significa que as mulheres jovens e os homens não devem se preocupar? Longe disso! Como é uma doença que não produz sintomas, a atenção à doença deve iniciar-se cedo, a partir da infância, com prevenção. É preciso criar uma “poupança óssea” na juventude para não sofrer com a doença na terceira idade.
Segundo o Dr. Bruno Muzzi, presidente da ABrASSO – Associação Brasileira da Avaliação da Saúde Óssea e Osteometabolismo, é preciso mudar o conceito de que a osteoporose é uma doença natural do idoso. Ela pode e deve ser prevenida.
Dicas de prevenção da osteoporose
- Crie uma “poupança óssea” na juventude: faça exercícios e siga uma dieta saudável;
- Dieta rica em Cálcio e vitamina D: com produtos à base de leite e vegetais verde escuros. No mínimo, consuma 1200 mg de cálcio por dia;
- Evite o tabagismo: os fumantes absorvem menos cálcio da dieta;
- Exercícios e luz do sol: ajudam a fixar o cálcio nos ossos;
- Conheça o seu risco de ter osteoporose: avaliação médica e exames

Nenhum comentário: